13 de jul. de 2011


De cuca fresca! Siro Leepam!

Já era hora de contar para vocês um pouquinho mais sobre os tratamentos que estou aprendendo aqui na Índia! Como todos já sabem estou fazendo uma especialização em Ayurveda e Pancha Karma (tratamentos de purificação) por três meses na Arsha Vidya Yoga, reconhecida e muito conceituada escola de Ayurveda no Sul da Índia.

O Ayurveda é uma ciência milenar, praticada há mais de 5 mil anos, ou seja por várias gerações este conhecimento foi transmitido; e como todo o pratrimônio histórico da Índia, muito bem preservado. Este sistema milenar de cura, reconhece o corpo como um universo particular, composto pelo 5 elementos (espaço, ar, terra, fogo e água) e a partir desta combinação é criada a vida e todas as formas de matéria existentes no planeta. Atráves da regulação destes elementos dentro do nosso corpo, estaremos saudáveis ou mais propensos a desenvolver doenças. Por isso, alimentação, hábitos saudáveis e estilo de vida são fundamentais para garantir este equilíbrio.

Vou falar um pouco mais nos próximos textos, mas a ideia fundamental que deve ser entendida é esta lógica: buscar o equilíbrio destes elementos! O grande diferencial, é que para se alcançar este estado, se faz uso dos próprios elementos. Estudamos as qualidade e as mais diversas caracteristicas de tudo que está presente na natureza; e o produto final são remédios compostos 100% de base natural, sem aditivos químicos, decocções de ervas, óleos medicados, e uma infinidade de tesouros que podem ser usados para as mais diversas finalidades.

Siro Leepam/ Thala Pothil (foto acima):

Este tratamento é indicado nos casos onde se tem muito fogo (dosha Pitta..explico mais adiante para não complicar demais..rsrsr) ou seja é um tratamento para esfriar o corpo, regular a temperatura interna. Quando se tem aumento de temperatura muitos problemas são observados, desde a dificuldade de dormir (casos crônicos de insônia), raiva e agressividade. Como em casos que se tem muita terra (dosha Kapha) e se percebe sintomas de fadiga, cansaço, estagnação e depressão.

É feita uma pasta com uma fruta chamada Amlaki (faz parte da famosa Triphala), esta fruta é utilizada desidratada e cozida com 900ml de Butter Milk (passarei a receita). A partir deste cozimento, se faz uma pasta e aplica ao redor da cabeça. Abhyanga (oleação do corpo) é recomendado antes de iniciar o Siro Leepam. 

É feito um buraco nesta massa onde será colocado o óleo, que contém ervas que produzem o resfriamento do corpo; a cabeça é coberta por uma folha de bananeira, mas apenas para não deixar a pasta cair, pode ser substituída por um tecido bem fino. Uma massagem no pescoço e ombros é bem vinda a cada 10minutos para evitar o desconforto e rigidez nos músculos.  

Permanecer por 45min a 1hora. Retirar tudo com muito cuidado, tomar um banho morno e descansar. Não se expor ao vento, frio ou calor extremo.

Eu me senti muito bem após este tratamento. É engraçado como aquela expressão: "Não esquenta a cabeça" é ayurvedica!!! Porque fiquei em um estado de muita paz e serenidade! E fora que tive uma bela e revigorante noite de sono, sem acordar nenhuma vez!!!

São as maravilhas do Ayurveda ajudando a nossa saúde! Já estou fazendo um pequeno estoque de todas as ervas e óleos da farmácia do hospital para usar aí no Brasil!!!

Um grande beijo a todos, e mantenham a cuca fresca!!! Sempre!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário