12 de jun. de 2011



Preserve!


Na última semana, tivemos uma aula especial! Fora das paredes da sala de aula, fomos conhecer a fábrica onde os óleos medicados são fabricados, é um lugar muito especial chamado Medicinal Plant Conservation Park, em Kanjikode, próximo de Coimbatore.

Este lugar foi construído com a intenção de preservar as espécies de plantas medicinais habitualmente usados no Ayurveda, na forma de óleo, decoccção, pílulas, etc. Todas as plantas mais utilizadas estão lá; e o mais interessante é que todo o jardim foi construído e organizado pelo uso medicinal da planta, se a formulação do remédio usa 10 tipos de plantas diferentes, você encontra um local, com a plaquinha descrevendo o nome da fórmula, o nome em sânscrito e o nome científico! Muito bacana!

Como qualquer outro recurso natural, um dia estas tão especiais espécies correm o risco de acabar! E como será o futuro do Ayurveda então? É muito importante iniciativas como esta, e sei que em outras partes da Índia onde o Ayurveda é muito utilizado, existem alguns jardins como este; não só isso, ter a oportunidade de visualizar todas as plantas que nós estudantes sempre ouvimos falar, mas nunca tivemos a oportunidade de sentir, cheirar e tocar é muito bom!

A natureza é farta dela podemos extrair o elixir da vida e da saúde, mas sem preservação e consciência, um
dia olharemos para trás e com lágrimas nos olhos iremos nos arrepender (ou nossos filhos,bem possível) de não ter sido tão cuidadosos!

Preserve seu futuro!

PS: Mais uma da série, abrançando árvores pelo mundo!!!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário